Skinpress Demo Rss

sobre exu, buracos-negros e barcas

Filed Under () by Mazé Mixo on domingo, 11 de maio de 2008

Posted at : 22:46

estava vendo um documentário sobre astronomia, "vida e morta da estrelas" e fiquei, novamente, fascinado pelo universo.

nós humanos costumamos falar e repetir sobre nossa pequenez diante do universo. pois bem, esse documentáriome me fez ver as coisas de uma forma que não tinha visto antes. a quem interessar possa, segue resumo no bom estilo, pra crianças aqui. E no meu estilo se segue:

existem basicamente 4 forças básicas no universo: eletromagnetismo, força nuclear fraca, força nucler forte e gravidade. das quatro a última nos é mais familiar, e mesmo assim é a mais incompreendida.

depois do "big bang" existia basicamente hidrogênio e hélio flutuando no universo, e com o tempo (na escala dos bilhões de anos) essas moléculas foram se agrupando, e a gravidade começou a formas nuvens, depois "bolhas" de matéria, até formar um grande conglomerado, e no seu núcleo a pressão da gravidade se torna tão intensa que os átomos de hidrogênio entram em processo de fusão nuclear, se transformando em átomos de hélio, gerando enorme calor, luz e energia. assim nascem as estrelas.
E assim elas "vivem" por muito tempo, até a mesma força que as criou faz com que elas sucumbam a seu próprio peso, e elas morrem. dependendo do tipo (e da massa) da estrela moribunda um fenômeno incrível acontece, após uma grande explosão o núcleo, incrivelmente denso, se transforma num buraco negro, que puxa para si o que houver ao redor: matéria, energia, e inclusive a luz.

quando terminei de ver esse documentário fiz várias assossiações livre, inclusive pensei em Exu. Em tempo, na visão de mundo da áfrica ocidental existe uma força que move o mundo, é a própria dinâmica da existência, trazendo a mudança e a transformação. Diz-se sobre ele: "é a boca que tudo come", "quando se senta fica mais alto do que quando de pé", "quando vê dois amigos faz com que se tornem inimigos, e quando vê dois inimigos torna-os amigos". É essa força que move o mundo. É uma força incompreendida, talvez incompreensível, é brutal e é simples, é Deus, é irracional, ilógico, verdadeiro, É.

***

um dia depois fui à niterói, e voltando para o rio fui pegar uma barca. eis que pra minha surpresa as antigas barcas foram aposentadas, só temos agora catamarãs, maiores, mais rápidos e mais "confortáveis". mas não têm o charme e o romantismo das antigas barcas. não têm pos bancos laterais nem as partes abertas onde podíamos sentir o vento e respingos d'água.

é pra me lembrar que tudo aqui nesse mundo muda, morre, se transforma.

laroiê !

0 comentários: