Skinpress Demo Rss

Lenda de Obàlúaiye

Filed Under () by Mazé Mixo on quinta-feira, 29 de março de 2007

Posted at : 10:28


Filho de Oxalá e Nanã, nasceu com chagas, uma doença de pele que fedia e causava medo aos outros, sua mãe Nanã, não o podia ver, pois, morria de medo da varíola, que já havia matado muita gente no mundo. Por esse motivo Nanã, o abandonou na beira do mar. Ao sair em seu passeio pelas areias que cercavam o seu reino, Iemanjá encontrou um cesto contendo uma criança. Reconhecendo-a como sendo filho de Nanã, pegou-a em seus braços e a criou como seu filho em seus seios lacrimosos.
Em certo dia de festa, todos os deuses estavam dançando, menos Obàlúaiye, que ficara timidamente parado na porta. Ògún, seu irmão, sabia que seu irmão estava sozinho por vergonha de suas chagas, e resolveu ajudá-lo.
Ògún não é o senhor da justiça como Sàngó, mas não pode ver uma situação à sua frente onde alguém sofra por desrespeito ou preconceito dos outros. Não tem, porém, a tranqüilidade de avaliação e frieza de julgamento de Sàngó. Ògún, então resolveu o problema: instigou Obàlúaiye a acompanha-lo até a floresta, onde teceu para ele com folhas uma roupa para Obàlúaiye que, assim disfarçado, tinha coragem para entrar na sala sem medo de ser automaticamente rejeitado.
O estratagema, porém, não foi tão bem sucedido. Muita gente tinha visto Ògún sair para ir até Obàlúaiye antes de se reaproximar trazendo uma figura misteriosa. Temiam dançar com a figura, pois ela estaria carregada de pestes, poderia contaminá-las talvez. O senhor da varíola era uma espécie de párea. Somente Yansã, a deusa dos ventos, altiva e corajosa, concordou em acompanhá-lo. Dançou com Obàlúaiye e, junto com eles, o turbilhão dos ventos. E os ventos levantaram as vestes dele. Todos os presentes, com espanto, puderam verificar então que abaixo da palha se escondia o rosto e o corpo de um homem belíssimo, sem defeito algum. E, em recompensa pelo seu gesto,Yansã recebeu de Obàlúaiye o poder de reinar sobre os mortos. Mas Obàlúaiye dança sozinho doravante.

1 comentários:

Luana Pinheiro disse...

Eu quero muito ler essa lenda... mas tá tarde e preciso dormir...
prometo que leio amanhã!(pra eu mesma!)
Não consigo colocar sei link no meu blog... e nem postar fotos.
Me ajuda?
e continue lendo minhas sandices... só vc me entende!
rs... :)